Jovem Aprendiz Senai 2016 - Aprendizagem em todo o Brasil

Jovem Aprendiz Senai 2016 - Aprendizagem em todo o Brasil - 4.9 de 5 totalizada em 168 Notas

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Jovem Aprendiz 2016 Senai. Confira todas informações sobre vagas e como se inscrever.

A aprendizagem está nas raízes do Jovem Aprendiz SENAI, faz parte, inclusive, de seu nome – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, cuja missão é promover a educação profissional e tecnológica, inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira, preparando adolescentes e jovens para o mercado de trabalho.

No manual da aprendizagem Senai em sua introdução é exposto que “ a aprendizagem é um instituto que cria oportunidades tanto para o Jovem Aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, permitir às empresas formarem mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

A formação técnico-profissional do Jovem Aprendiz Senai 2016 deve ser constituída por atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, em programa correlato às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes, proporcionando ao aprendiz uma formação profissional básica.

SAIA NA FRENTE! Confira os processos seletivos das maiores empresas do Brasil para 2017.
Banco do Brasil Bradesco Boticário
Caixa Coca-Cola Correios
CIEE Nestlé Petrobras
Itaú Senac Senai

No Brasil , historicamente, a aprendizagem é regulada pela consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e passou por um processo de modernização com a promulgação das Leis nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, 11.180, de 23 de setembro de 2005, e 11.788, de 25 de setembro de 2008.”

Quanto ganha um Jovem Aprendiz do Senai

O valor do Salário do Jovem Aprendiz Senai é definido pela empresa. Fizemos uma consulta e a média salarial é de R$ 800,00 para o Jovem Aprendiz.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz SENAI

Não existe um site único para o Cadastro no Jovem Aprendiz Senai 2016. Cada estado tem seu processo de seleção. O Jovem deve clicar no Link de seu estado (Listado abaixo) e buscar a informação do Programa Jovem Aprendiz. Também aconselhomos que busquem os outros diversos cursos que o SENAI oferece. Pode ser que neste momento as inscrições no seu estado estejam encerradas,mas vale a consulta.

Acre /Alagoas / Amapá / Amazonas / Bahia / Ceará / Distrito Federal / Espírito Santo / Goiás / Maranhão / Mato Grosso / Mato Grosso do Sul / Minas Gerais / Pará / Paraíba / Paraná / Pernambuco / Piauí / Rio de Janeiro /  Rio Grande do Norte / Rio Grande do Sul / Rondônia / Roraima / Santa Catarina/ São Paulo / Tocantins

 

Lei da Aprendizagem

Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Jovem aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Quem pode ser Jovem Aprendiz 2016

Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. A comprovação da escolaridade de aprendiz com deficiência mental deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização.

Jornada de Trabalho do Jovem Aprendiz 2016

A jornada de trabalhodo Jovem Aprendiz não deve ser superior a seis horas diárias, admitindo-se a de oito horas para os aprendizes que já tiverem completado o Ensino Médio, se nessa jornada forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Benefícios do Jovem Aprendiz 2016

O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

aprendiz contratado tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. Suas férias devem coincidir com o período de férias escolares, sendo vedado o parcelamento.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz 2016

Cada empresa tem sua forma de inscrição. Clique aqui e digita o nome de sua cidade, ou empresa e veja vagas abertas próximo a você!